sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Descobrindo por acaso!

Bom, para esclarecer logo, quem está com hepatite é o meu marido, Mário.
Tudo começou num simples exame periódico da empresa que ele trabalha. Eu sempre disse que ele precisava fazer um check up sanguineo por ele nem saber seu tipo sanguineo, e também colesterol, triglicerídeos... essas coisas, até porque ele é gordinho. Então, quando ele foi mostrar os exames para o médico ele já pediu esses exames.
Quando ele pegou os resultados eu já notei que havia dois deles que estavam alterados, o TGP e TPO.

"...A causa mais comum de moderadas elevações dessas enzimas é o fígado gorduroso (esteatose). A causa mais freqüente de fígado gorduroso é o abuso de álcool. Outras causas de fígado gorduroso incluem a diabete e a obesidade. A hepatite C também está se tornando uma causa importante de elevações das transaminases..."

Como sou meio metida, fui logo pesquisar na internet. Tudo indicava que era fígado gordo, pois dizia que a maioria das pessoas obesas tem o fígado gordo.
E foi o que o médico, clínico geral, achou: fígado gordo. Foi então que o Márcio mostrou que suas mão e seus pés estavam inchados (nada a ver com a hepatite) aí o médico deu outros exames, e encaminhou para o GASTROENTEROLOGISTA, por causa de uma dor de estômago.
O gastro pediu mais exames, entre eles os das hepatices A, B e C  e uma ecografia do abdomem. Ele achava remota a possibilidade de hepatite, crendo que era só fígado gordo mesmo.
Foi então que veio a descoberta. No resultado dos exames já veio uma observação em relação a Hepatite C, e na ecografia deu fígado gordo mesmo. Ele me pediu o exame da hepatite também, mas disse que era pouco provável que eu teria, pois por RELAÇÃO SEXUAL NÃO PASSA. E foi assim, os meus deram negativos, ele só recomendou que eu tomasse a vacina da hepatite A.
Como pode-se ter falsos positivos em relação a hepatite, o médico pediu um exame de PCR qualitativo que dá a contagem viral no sangue, e o genótipo, que diz qual tipo de vírus, (1a, 1b, 2a, etc).
Aí se confirmou os resultados, genótipo 1a, com 4 milhões e pouco de carga viral.
Próximo passo seria a BIÓPSIA... que tensão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teve ou tem algum caso na sua família? Adoraria compartilhar experiências...