sexta-feira, 30 de março de 2012

Notícia: Portadores de hepatite B ou C poderão passar a ter mesmos benefícios que doentes de Aids

Os doentes crônicos de hepatites B ou C poderão passar a ser beneficiados com os mesmos benefícios garantidos aos portadores de Aids e de outras doenças graves. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa ,seguindo para a Câmara dos Deputados se aprovada.
O projeto de lei do Senado (PLS 11/2011 ) altera a lei 7.670/1988 , que concede benefícios aos portadores de Aids, bem como o regime jurídico dos servidores públicos (Lei 8.112/1990 ), que beneficia portadores de doenças graves, contagiosas ou incuráveis, para estender os benefícios aos portadores das formas crônicas das hepatites B ou C.
Pelo projeto, esses doentes terão os seguintes benefícios: percepção de proventos integrais pelos servidores públicos federais aposentados por invalidez; reforma militar (nos termos da Lei nº 6.880/1998); pensão especial para a viúva de militar ou funcionário civil (nos termos da Lei nº 3.738/1960 ); auxílio-doença ou aposentadoria, independentemente do período de carência, para o segurado que, após filiação à Previdência Social, vier a manifestar a doença, bem como a pensão por morte aos seus dependentes; e levantamento dos valores correspondentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), independentemente de rescisão do contrato individual de trabalho ou de qualquer outro tipo de pecúlio a que o paciente tenha direito.
A proposta, explicou o senador Alvaro Dias, na justificação da matéria, reproduz o texto do PLS nº 330/2004 , da então senadora Ana Júlia Carepa, arquivado ao final da última legislatura. Pela "alta relevância" da matéria, o senador decidiu reapresentá-la.
Nas últimas décadas, ressaltou o relator da matéria, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), as hepatites B e C têm representado grave problema de saúde pública. Isso acontece, explicou, em razão do aumento da "morbimortalidade" e pelos altos custos dos tratamentos envolvidos. Moka, que é médico, explicou que as formas crônicas dessas doenças têm evolução insidiosa e podem resultar em quadros clínicos graves, como a cirrose e o câncer do fígado, que afetam a qualidade de vida e a própria sobrevida desses pacientes.
- Consideramos justo que os portadores das formas crônicas das hepatites B ou C sejam contemplados com os benefícios que o projeto busca conceder. Essa medida, a nosso ver, além de demonstrar solidariedade com o sofrimento dessas pessoas, promove a justiça e a isonomia de tratamento, ao estender aos portadores das formas crônicas das hepatites B ou C benefícios que hoje já são concedidos a pessoas portadoras de outras doenças igualmente graves - disse Waldemir Moka, que pretende pedir ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), para relatar a matéria também naquela comissão.
(Portal de Notícias do Senado - 29/02/12)

Ainda tem coisa pela frente...

Liguei hoje para o hospital que serão feitas as aplicações das injeções.
A moça falou que o nome do Mário consta no sistema, mas ainda falta uma liberação, aí depois, ele tem que ir até lá se cadastrar e esperar uma vaga para começar, pois são somente 150 pessoas por vez. Quando uns vão terminam outros começam...
O Mário estava achando que assim que fosse lá no hospital já receberia a primeira injeção e começaria o tratamento... ainda não!
Volto quando tiver novidades...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Tratamento Liberado!

Hoje depois de 49 dias à espera de uma resposta, finalmente saiu. Foi liberado.
Os medicamentos devem ser retirados e a injeção provavelmente aplicada no Hospital Conceição.
Hoje também consegui uma vaga para o Rafael, meu filho de 5 anos na escolinha, assim, fico mais sossegada se precisar correr para alguma coisa.
Depois vamos ver direitinho o dia que vamos lá, e o que precisamos fazer.
Eu volto para contar!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hepatite C na família...

Terça à noite estávamos conversando com minha cunhada, a irmã mais velha do Mário. Ela nos contou que foi no posto de saúde e tomou a vacina da Hepatite B, não queriam dar pois ela não está dentro da idade, mas ela falou pra médica que o irmão tem hepatite, aí a médica liberou a vacina.
Ela falou que a médica pediu uns exames para ela, de HIV e da Hepatite. Já perguntei se ela havia pedido da Hepatite C, diz ela que pediu...
- Essa Hepatite não tem cura... A médica falou.
- Como não tem cura? Que eu saiba a B não tem cura, (mas até não tenha mais certeza, pois estava lendo no site do Dr. Drauzio Varella e parece que tem tratamento só que a cura é de 30 a 40 %.) A Hepatite C tem cura sim, depois de tratamento. (sendo que a cura também não é 100%, né?)
A minha cunhada vai muito a salões fazer unhas e a vida sexual no entanto, não sei se é tão segura. Eu disse pra ela se cuidar mesmo, pois esses são casos típicos para se pegar a hepatite B, que infecta sexualmente 20 mais que a AIDS. Já a Hepatite C é só contato sanguineo... sangue com sangue!

terça-feira, 20 de março de 2012

Indo ao Reumatologista...

Hoje o Mário foi ao reumatologista (Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes.) Foi levar uns exames e ver o porquê dos inchaços das mãos e dos pés. 
Pois então... os resultados estão todos ok. Ele pediu um da tireóide, como já foi feito, ele pediu para ver o resultado, caso estivesse ok também, o problema dos inchaços provavelmente estão ligados à Hepatite.
O Mário tem esses inchaços a bastante tempo, e a suspeita de ser algum problema de rim, fica mínimo pois a uns 3 anos ele teve pedra nos rins e fez vários exames também ok, sendo que os inchaços veêm antes disso.
O Dr. falou para esperar o tratamento e depois sim, se os inchaços não cessarem, ou diminuirem, tem que se investigar mais a fundo. Mas no momento de acordo com os exames não há nada para tratar fora a Hepatite.
Ah! Essa hepatite!...
Ontem liguei pra farmácia e nada de resposta do tratamento ainda!
Esperando...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Outro Resultado...

Peguei hoje o resultado do Eduardo, meu bebê... deu negativo também!
Que bom, mas infelizmente tenho que levá-lopra ver outros resultados suspeitos... :(
Ah, essa semana ainda nada de resposta sobre o tratamento!

Até...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Primeiro exame pronto...

Peguei o exame do Rafael. Sinceramente, estava com um pouco de medo...

Fiquei pensando o que eu faria se o resultado dele fosse positivo...
Acho que só passando pra saber, pois não consigo nem imaginar.
No caso do Mário, ele já é adulto, sabe que teve situações de risco... agora, uma criança?!
Bom, o resultado do Eduardo, do bebê, saí na quarta. Espero que dê tudo bem, pois os exames dele tem mais coisas envolvidas, não é simplesmente o da hepatite.
Confio em Deus.
Até mais...